POQUI - Oficina Audiovisual em Muqui

maio 28, 2019



PARA ENTENDER O CONCEITO É PRECISO OLHAR PARA TRÁS
“Pocar” é considerado um dos verbetes mais característicos do capixaba. “Pocar” é o mesmo que estourar, pipocar, arrebentar! As características indígenas dos índios puris e botocudos que permanecem vivas até hoje no Espírito Santo, inclusive no termo “capixaba”, estão contidas, também, nas possíveis origens do nome “Muqui", que significa no tupi guarani, "entre morros". Portanto,  POQUI foi a palavra encontrada para definir um projeto que pensa Muqui como um futuro pólo de  audiovisual. É a palavra para definir um lugar em transformação cultural, entendendo-o como espaço de memória, tradição, intercâmbio e novas linguagens.

MUQUI: A CIDADE DO AUDIOVISUAL
Há alguns anos Muqui tem recebido diversas produções cinematográficas, comumente encabeçadas por moradores locais. Os mais recentes foram os filmes “Espera” (curta, fic) da Garupa Filmes e “Minhas horas com camomila” (curta, fic) da Mirabólica.

Os anos 2000 marcaram um processo de amadurecimento da cidade na compreensão da importância do sítio histórico tombado. Hoje é nítido que é o Sítio Histórico o principal eixo de desenvolvimento sustentável da cidade. Os projetos culturais têm atraindo turistas interessados em conhecer a cidade  com seus casarios históricos, fazendas coloniais, artesanato e agroindústrias. 

Em 2012 surge o Festival de Cinema e TV de Muqui, o FECIM. O amadurecimento e o envolvimento do festival com a economia criativa e setores de desenvolvimento em Muqui incentivaram a criação de um grupo criativo formado por pessoas das mais diversas áreas: literatura, audiovisual, teatro, artes plásticas, design e produção cultural. Em 2019, o Festival retoma suas raízes e se conecta com a comunidade, no intuito de fortalecer os sinais criativos do Maior Sítio Histórico do Estado do Espírito Santo.

AFINAL, O QUE É O PLANO?
O POQUI significa: Plano Criativo e Audiovisual de Muqui e foi pensado para ser desenvolvido num processo dinâmico de experimentação e realização de atividades cujo eixo central é o audiovisual. O objetivo do plano é suscitar o espírito empreendedor e o olhar criativo. O plano entende que a valorização do Sítio Histórico se fortalece através da transversalidade da Cultura. Acreditando nesses passos, surge o projeto: "Oficina de Patrimônio e Memória no maior Sítio Histórico do Espírito Santo - Oficina audiovisual com jovens de Muqui”. O projeto foi contemplado pelo EDITAL SECULT Nº 004/2018 e oferecerá um curso de GIF’s e microvídeos para jovens da rede pública de ensino da cidade. A proposta é que os alunos experimentem o Sítio Histórico e sintam-se corresponsáveis pela sua preservação. Por isso, as aulas serão no porão de um casario tombado. A oficina será ministrada por Mônica Nitz, documentarista e artista multimídia.

O PROJETO
Oficina de Patrimônio e Memória no maior Sítio Histórico do Espírito Santo - Oficina audiovisual com jovens de Muqui
Com Mônica Nitz
4, 5, 6 e 7 de junho de 2019, das 13h às 17h
Local: Porão da Casa da Maria da Glória
Inscrições gratuitas realizadas nas escolas - Professor, baixe AQUI o formulário de inscrição.
Obs: sugerimos enviar alunos a partir de 16 anos. 
Vagas: 20 

EMENTA
Dia 1
Apresentação e introdução aos conceitos. 
Memórias individuais e coletivas experimentadas nas casas históricas de Muqui.
Discussão sobre a cidade de Muqui, algumas histórias, estudo de livros, fotografias e outros materiais de registro sobre o lugar, mapas e percursos.
Apresentação do "Memória das Cor_ES", suas vivências e apreensões de memórias, e também um breve histórico sobre o surgimento do GIF, suas linguagens e compartilhamentos.
Conversa e prática sobre enquadramentos e formatos de captura das imagens, aplicativos e possibilidades de edição.
Criação de grupo online para facilitar comunicação e troca de outros conteúdos referentes à oficina. 
Planejamento sobre a saída do dia seguinte para registros audiovisuais. Escolha de casas e locais da cidade de interesse do grupo para ser o personagem principal de sua investigação artística.

Dia 2
Exibição de microvídeos e GIF's.
Saída 1 - Divisão dos grupos de trabalho. 
Reconhecimento da área pelas ruas da cidade e localização dos casarões escolhidos pelos participantes. 
Conversas e pesquisas de campo feitas com os moradores das casas escolhidas. 
Produção dos primeiros registros de fotografias, vídeos e sons.
Análise dos registros feitos. 
Conversa sobre montagem e tecnologias possíveis para edição.
Publicação de GIF's feito pelos participantes nas redes sociais. 
Conversa sobre uso de Hashtag.

Dia 3
Exibição de microvídeos e GIF's.
Saída 2 – Nova saída para desbravar pontos diferentes na cidade ou continuar com os registros de fotografias, vídeos e sons.
Análises de todo material coletado e pensamento coletivo e individual de edição desses registros de memória da cor sobre Muqui.
Publicação de GIF's feitos pelos participantes nas redes sociais.

Dia 4
Exibição de microvídeos e GIF's.
Análises e edição do material coletado nos dias anteriores.
Finalização da edição dos GIF's produzidos, análise coletiva do material e preparação para publicação das obras para exposição on-line nas redes sociais.


A PROFESSORA
Monica Nitz é documentarista e artista multimídia. Desenvolve a série “Memoria da Cor”, que são micro documentários compostos por registros de relações de memória com a vivência em locais visitados pela artista. De linguagem minimalista, se projeta em fotografias, vídeos e sons indiciais na tentativa de apreender, com olhar afetivo, extratos dessa memória da cor dos lugares.  Projeto iniciado na Residência Artística Espírito Mundo 2014, que percorreu lugares da Áustria, Itália e França, e espera ir sempre além. Trabalha em parceria com o documentarista Ricardo Sá há 7 anos, em documentários etnográficos e históricos como Amargo Rio Doce (ainda inédito), Divina Luz (2016); Quando a criança nasce (2015); Para durar como o mundo dura (2013) e Foi assim naquela época (2012). Em 2017, dirigiu o documentário "Minha avó é uma fotografia", um filme-ensaio autobiográfico, feito a partir da coleção de fotografias de sua família, que fazem parte das famílias mais antigas de Muqui (descoberta que fez durante o processo de pesquisa). Desenvolve também há 12 anos pesquisa em pintura de ação.  Trata-se de um trabalho corporal documentado em cor, realizado através da gravidade, do sopro, das manobras com o suporte ou do corpo nos espaços e das linhas que reincidem e demarcam territórios. São pinturas que falam de memória e de imagens latentes que se revelam de forma impar no olhar de cada expectador.

CARTAZ DO PROJETO 


You Might Also Like

0 comentários

Núcleo de Direitos e Diversidades

RI & Audiovisual

Iladisc