Somos feitos de poesia

agosto 04, 2012


Entendo que a nossa alma almeja a busca pelo sentido de ser eterno. Creio que a busca pela felicidade pessoal está realmente ligada ao fato de nos reconhecermos como pessoas globais. Porém, Mário Quintana já dizia que "vive em mim inúmeros eu's", ou seja, posso ser feliz dentro ou fora desse contexto se estiver rodeado de um posicionamento bem alinhado e determinado. E sinceramente? Deus é bom demais pra permitir que tudo seja de uma coisa só. Creio nas retas e curvas do Universo, pois a intensidade do sonho da alma, pra mim, é indizível.
Creio fielmente na articulação da ideia de beleza conectada à busca do sentido do ser. Como bem já dizia Stº Agostinho em suas obras filosóficas: "Todo ser que é, é belo". Logo, o grande problema que vejo nessas reflexões que muitas vezes apontam como superficiais, é a enganosa proposta de que precisamos buscar o progresso e realizar projetos, ações, fazer inúmeras tarefas e mostra-se ativo. Não estaria este sujeito fadado a uma interpretação rasa de si mesmo? Somos um complexo de possibilidades e precisamos promover a difusão de uma educação integral sofisticada como já diz e suas obras, grandes autores como Paulo Freire e Profº José Eduardo Faria. Mas, sinceramente, só encontro na poesia e na fé as razões que nenhum livro jurídico ou filosófico me dá. Enquanto não "cairmos na real" para o fato de que somos feitos de poesia, estaremos enclausurados nos padrões impostos de uma plataforma covarde. Daí penso que "dar o fora" seja mais que isso quanto tenho uma identidade pulsante em busca de um posicionamento sincero, humano e crente na vida.
Vou confessar uma coisa. Existe em mim uma angústia existencial ao ver que muitas pessoas estão correndo atrás da casa, da roupa, da comida, do ter e não há problema em fazer isso. O grande erro é que estão deixando de lado a compreensão de que existe atrás dessa realidade algo que é maior. A poesia me dá resposta pra essas indagações, quando me permito influenciar por suas diretrizes. Não há nada difícil, pois como disse "somos feitos de poesia". Já é intrínseco em nosso ser. Mas por cona de uma série de situações perdemos essas referências.  Daí o resultado é que nos tornamos pessoas infelizes interiormente. E o pior: algumas pessoas não permitem que outras sejam felizes. Pura falta de uma educação para a sensibilidade. Pura falta de amor.

Tulipa
Sonhei com ela.
Arranquei o dinheiro do bolso e paguei por suas pétalas.
- Que alívio! Disse ela saída entre begônias, rosas, crisântemos e cravos.
Coloquei-a entre meus braços.
Entre olhares e sussurros pelo caminho até minha casa a vi murchar.
Perdi o aviso de Deus.
A tulipa era só pra mim. 

You Might Also Like

1 comentários

Núcleo de Direitos e Diversidades

RI & Audiovisual

Iladisc