O retorno do Conselho de Cultura de Muqui

abril 08, 2019

Foto: Wander Polati 
No dia 02 de abril de 2019 reuniram-se na Secretaria Municipal de Cultura de Muqui, vinte e seis artistas, produtores e interessados em práticas culturais. O objetivo era discutir acerca da reativação do Conselho de Cultura da cidade. A iniciativa do encontro surgiu após uma reunião de planejamento com o Secretário Municipal José Gabriel. O convite foi enviado às associações, grupos folclóricos, movimentos estudantis e demais agentes culturais. As páginas "Jussan Silva e Silva" e "Lívia de Muqui - Blog Pessoal" lançaram uma campanha nas redes sociais e por isso, o movimento cresceu.

Todos os presentes tiveram voz e puderam apontar caminhos para o futuro do próximo Conselho. Ériton Berçaço, Diretor da Escola Marcondes de Souza, reforçou a necessidade de valorização da cultura popular e da história dos povos tradicionais de Muqui, principalmente os botocudos e os puris. O professor da "Escola Viva" de Muqui, Victor Anequim, apontou a necessidade do Conselho atuar na difusão da História do seu povo e de apoio às práticas transversais que contemplem a educação e a cultura.

Demais representantes dos diversos setores da cultura local também se fizeram presentes. Caxambu da Família Rosa, Folias de Reis, Escola de Música Manoel Vicente de Castro, Teatro Neném Paiva, Bois Pintadinhos e moradores de casas tombadas estiveram na reunião. Foi ressaltado várias vezes que o Conselho de Cultura é uma organização importantíssima para o desenvolvimento de ações que visem a proteção dos bens culturais presentes na cidade.

É importante frisar que a "cidade menina" não possui um Conselho efetivo desde 2012. Resta claro que a sociedade civil possui um papel de fiscalização extraordinário. Por unanimidade foi escolhido o dia 29 de abril às 19h  para a eleição da nova composição. Todos os interessados estão convidados. A ata da reunião está na Secretaria Municipal de Cultura.

Segue o flyer para divulgação:

Arquivo: Divulgação 
Mais fotos da reunião:






You Might Also Like

1 comentários

Núcleo de Direitos e Diversidades

RI & Audiovisual

Iladisc