Entendo que a nossa alma almeja a busca pelo sentido de ser eterno. Creio que a busca pela felicidade pessoal está realmente ligada ao fato de nos reconhecermos como pessoas globais. PorĂ©m, Mário Quintana já dizia que "vive em mim inĂşmeros eu's", ou seja, posso ser feliz dentro ou fora desse contexto se estiver rodeado de um posicionamento bem alinhado e determinado. E sinceramente? Deus Ă© bom demais pra permitir que tudo seja de uma coisa sĂł. Creio nas retas e curvas do Universo, pois a intensidade do sonho da alma, pra mim, Ă© indizĂvel.
Creio fielmente na articulação da
ideia de beleza conectada à busca do sentido do ser. Como bem já dizia Stº
Agostinho em suas obras filosĂłficas: "Todo ser que Ă©, Ă© belo". Logo,
o grande problema que vejo nessas reflexões que muitas vezes apontam como
superficiais, Ă© a enganosa proposta de que precisamos buscar o progresso e
realizar projetos, ações, fazer inúmeras tarefas e mostra-se ativo. Não estaria
este sujeito fadado a uma interpretação rasa de si mesmo? Somos um complexo de
possibilidades e precisamos promover a difusão de uma educação integral
sofisticada como já diz e suas obras, grandes autores como Paulo Freire e Profº
José Eduardo Faria. Mas, sinceramente, só encontro na poesia e na fé as razões
que nenhum livro jurĂdico ou filosĂłfico me dá. Enquanto nĂŁo "cairmos na
real" para o fato de que somos feitos de poesia, estaremos enclausurados
nos padrões impostos de uma plataforma covarde. Daà penso que "dar o
fora" seja mais que isso quanto tenho uma identidade pulsante em busca de
um posicionamento sincero, humano e crente na vida.
Vou confessar uma coisa. Existe em
mim uma angústia existencial ao ver que muitas pessoas estão correndo atrás da
casa, da roupa, da comida, do ter e não há problema em fazer isso. O grande
erro é que estão deixando de lado a compreensão de que existe atrás dessa
realidade algo que é maior. A poesia me dá resposta pra essas indagações,
quando me permito influenciar por suas diretrizes. NĂŁo há nada difĂcil, pois
como disse "somos feitos de poesia". Já Ă© intrĂnseco em nosso ser.
Mas por cona de uma série de situações perdemos essas referências. Daà o resultado é que nos tornamos pessoas
infelizes interiormente. E o pior: algumas pessoas nĂŁo permitem que outras
sejam felizes. Pura falta de uma educação para a sensibilidade. Pura falta de
amor.
Tulipa
Sonhei com ela.
Arranquei o
dinheiro do bolso e paguei por suas pétalas.
- Que alĂvio! Disse
ela saĂda entre begĂ´nias, rosas, crisântemos e cravos.
Coloquei-a entre
meus braços.
Entre olhares e sussurros
pelo caminho até minha casa a vi murchar.
Perdi o aviso de
Deus.
A tulipa era sĂł pra
mim.
