Demi Lovato, Depressão e a Dinâmica do Diálogo

julho 25, 2018

The Valley of the Shadow of Death
George Inness - 1867
Todos nós temos monstros que nos assombram dia e noite. São traumas, vícios, depressões e medos que nos aprisionam. A luta é árdua e penosa. Infelizmente, o silêncio, a vergonha e a desconfiança nos acompanham na trajetória da cura. Como é triste ouvir de alguém que "depressão é bobagem, que é preguiça ou invenção da sua cabeça". A morte fica cada vez mais próxima desse jeito. 

Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.
Manuel Bandeira

O episódio com a cantora Demi Lovato só reforça a necessidade do diálogo. Precisamos falar mais sobre isso. Precisamos prestar mais atenção nos nossos círculos de família, trabalho, amizade e principalmente, e isso é urgente; precisamos de mais afeto. Afeto nas relações, afeto na aprendizagem, afeto nas instituições e afeto nas ruas. Não nos escandalizemos com o afeto. Não nos espantemos com o beijo, com o abraço ou com as mãos entrelaçadas. A condição humana é desafiadora. Caímos e levantamos todos os dias, senhores. Todos os dias. Lembrai-vos da passagem que diz: "não é contra homens de osso e carne que haveis de lutar". É com a própria condição humana. É contra esses monstros interiores que assolam vidas e destroem sonhos. Há dias, dias como esses do nosso tempo, que muitos não conseguem sair da cama. Mas lá estamos nós: cansados, abatidos, frios e melancólicos pedindo nas entrelinhas um pouco mais de amor e compreensão. A contemporaneidade é um momento muito complexo da realidade humana. Há uma mutação conceitual gigantesca que interfere na nossa própria existência aqui. E não estamos preparados para enfrentar esse turbilhão de emoções. Só há uma saída: a comunhão. Precisamos viver juntos, precisamos conversar mais e criar pontes de diálogo. Demi Lovato é tão jovem quanto eu e a notícia de mais uma crise me abalou. Eu conheço meus monstros e brigo com eles para me manter de pé.  São muitas as pressões: o sucesso profissional, a perfeição nas redes sociais, as cobranças familiares e o autoflagelo. 

Dor não tem nada a ver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade.
Adélia Prado

Não fique só. Preencha sua casa de música, ame ao máximo e  converse com quem puder. No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre homens e mulheres de 15 a 29 anos. É uma situação muito triste e que precisa ser combatida. Às vezes é difícil reconstruir, recomeçar ou simplesmente falar sobre o assunto. Que os anjos da luz nos ajudem a viver cada dia na resistência. Que mesmo quebrados por dentro, tenhamos força para colar os pedaços. Faça tudo em nome do amor. Lembre-se sempre: você possui dons incríveis e o mundo espera que você os coloque em prática. Certa vez Allan Poe disse: "Os demônios devem dormir, ou eles nos devorarão; devem ser mergulhados no sono, ou nós pereceremos!" Os monstros sempre existirão, mas é preciso dominá-los. 
Giovanni da Modena, The Inferno (detail),1410, Basilica di San Petronio , Bologna)



You Might Also Like

0 comentários

Núcleo de Direitos e Diversidades

RI & Audiovisual

Iladisc