Direito, Instituições do Comum e Legitimação da Prática Popular

julho 22, 2018



As reflexões contemporâneas abordam a ressignificação dos conceitos. Diante das fragilidades do mundo pós moderno, haveria alternativa para a construção de uma nova escola de ideias que privilegiasse a soberania popular?  

Segundo os franceses Pierre Dardot e Christian Laval a “saída” para a questão está, não na insurgência de uma boa nova, mas na revolução dos tratamentos dados à construção das coisas. Na obra "Direito e Instituição do Comum", os autores discutem a demarcação do que é comum. Os serviços públicos, os bens ou a propriedade? Na compreensão tradicional, propriedade seria o absoluto e o comum abarcaria o residual. Diante da leitura é possível analisar a concepção de uma legitimidade prática, ou seja; o comum não é mais uma propriedade, mas é o que é. E é essa prática de pôr em comum que legitima o direito e a construção de uma comunidade política desenvolvida pelo senso de responsabilidade. O texto desafia o materialismo político e constrói um conceito de “comum não estatal”, onde os espaços seriam administrados pela sociedade ao ponto de desafiar a própria norma jurídica. Desse modo, a participação social apresenta-se como uma ferramenta fundamental para a coprodução de normas jurídicas não estatais, ou seja: que não dependem da criação do Estado.

Dentre muitas críticas acerca do materialismo histórico, do formalismo jurídico, dos conceitos de poder criados pelo catolicismo e protestantismo, os autores apresentam uma série de abordagens sobre essa reformulação conceitual do que é de fato uma instituição comum. A compreensão social da propriedade sugere a emancipação das categorias práticas dos movimentos sociais, muitas vezes abandonadas pelo legalismo. Desse modo, a práxis e seus efeitos estão delimitados como espaços instituições que “fazem a sociedade falar”.

Portanto, as ideias apresentadas levantam muitas discussões acerca da eficácia das atividades sociais para o mundo do Direito. Para Dardot e Laval tais iniciativas apresentam condições autorreferenciais de produzir normas jurídicas. Dessa forma, a práxis social por meio da participação popular, daria performance ao sentido de comum e legitimação jurídica.

__________________________________
DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. Direito e Instituição do Comum. In, Comum: ensaio sobre a Revolução no Século XXI. São Paulo, Ed. Boitempo, 2017.

You Might Also Like

0 comentários

Núcleo de Direitos e Diversidades

RI & Audiovisual

Iladisc